Escritora

Dia das Mães para quem não tem mãe

O que acontece depois da morte é um mistério.
As afirmações dadas pelas religiões são por muitos consideradas hipóteses. Mas,
mesmo sendo uma hipótese pode ser capaz de confortar. Qualquer hipótese é melhor do que a que afirma que a minha mãe simplesmente deixou de existir. Se sou um pedaço dela, como poderia? E os exemplos que ela deixou? E os conselhos que ela deu? Se tudo ainda existe, por que ela não? Ela ainda existe, só não está presente da mesma maneira. Eu não a perdi pra sempre, eu só a perdi de vista temporariamente.

Eterno é algo que não se apaga, portanto minha mãe é eterna. Ela é pra sempre. Ela existe dentro de mim e existe em algum lugar onde só por enquanto eu não posso encontrá-la. Eu quero encontrá-la e vou encontrá-la! Não estou dizendo que quero morrer; acontece que a morte é óbvia, logo, o reencontro também será.

Sendo o reencontro óbvio, em vez de lamentar por minha perda optei por viver bem e bonito. Um dia terei de prestar contas com ela também! Não tenho a menor dúvida de que a faço feliz não sendo fraca. Indo em busca dos meus objetivos, visando sempre dar orgulho e deixá-la contente por ter tido como missão nessa vida ser minha mãe.

Se ela foi uma mulher e tanto, serei uma mulher e tanto para fazer por merecer a mãe que tive. Não permito mais que a falta que ela me faz me deixe triste. Toda mãe pra ser feliz precisa ver um filho feliz! Houve coisas boas que a ausência dela me proporcionou. Na verdade, toda perda tem seu lado benéfico, mas é algo muito particular e que nem todos conseguem ou querem enxergar. Pode até achar um absurdo; "o que tem de bom em perder uma mãe?". Desde que se admita que Deus é justo, toda causa é justa. Um dia você perde sua mãe, um dia alguém vai perder você... e um dia o amor verdadeiro junta tudo novamente.

A perda nos ensina a ver o que de fato tem valor nessa vida; E nunca é cedo ou tarde, é sempre na hora certa. Um dia eu vou ouvir da minha mãe - "eu sabia que você ia conseguir!" E ela vai me dar o maior sorriso do mundo e o abraço mais intenso que por tanto tempo eu esperei.

Obs.: Por muito tempo não pensei assim. Lamentava e atribuía tudo de ruim que acontecia comigo à ausência dela até parar pra pensar nas hipóteses. "E se ela estiver inconformada por ter morrido porque eu simplesmente culpo a ausência dela pelo meu sofrimento? Ela não pôde evitar, ela não pode mudar nada e muito menos eu. A falta que sinto da minha mãe está me deixando infeliz e por consequência ela também. Não é pra ser assim. Se amo como digo que amo, preciso fazê-la feliz. E como ela é minha mãe, pra fazê-la feliz eu só preciso ser feliz."

11 comentários:

  1. cristiane15:19

    e muito triste sinto tanta sua falta

    ResponderExcluir
  2. Andrea15:25

    Perdi minha mãe a 13 anos, muita saudades, dói demais.

    ResponderExcluir
  3. elza massera22:02

    que palavras mais lindas,minha amiga perdeu a mãe e ninguém me avisou,fiquei muito triste.Ñ porque não me avisaram mais por perder uma pessoa maravilhosa,saudades.muitas

    ResponderExcluir
  4. creuzeni de souza vieira22:03

    perder uma mãe e si senti sem os pés no chão a pois perdi a minha e mi sinto um pásssaro sem asas.

    ResponderExcluir
  5. Danielle Almeida01:50

    Ameiiiii tudo , obrigada !!!!!

    ResponderExcluir
  6. Ellen01:59

    Lindo texto me emocionei,tudo que eu li realmente é verdade minha mae faleceu a 2 anos e 11 meses e me deixou muita saudade

    ResponderExcluir
  7. Anônimo02:00

    si eu tivesse minha mae faria tudo que fiz de bom e muito mais achei lindo esta mensagem

    ResponderExcluir
  8. Agradeço a todos pela leitura, e muito obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo03:45

    Ótima homenagem. Que nossas mães sejam anjos agora

    ResponderExcluir
  10. Thank you for providing information. I absolutely agree with you.
    We service providers Thay mat kinh sky. Thanks!

    ResponderExcluir

Grata por sua leitura!